fbpx
Aprender inglês com professor nativo
Aprender inglês com professor nativo?

Por ser um país distante da Europa, Estados Unidos e Ásia, algumas informações relativas à verdadeira qualidade do ensino da língua inglesa no Brasil são bastante distorcidas.

Como aluno tive a oportunidade em minha vida de estudar nos Estados Unidos e na Inglaterra. Minha experiência nos dois países foi bem diferente.

Nos Estados Unidos tive a oportunidade de estudar na St. John’s University em Manhattan-NY com professores altamente capacitados para a profissão, aprendi muito e sou grato a eles para sempre.

Na Inglaterra a realidade foi bem diferente, escolhi uma escola famosa que tem franquias pelo mundo, incluindo Brasil e na prática foi bem diferente com professores nativos sem um verdadeiro diploma, treinamento ou vontade para ensinar.

Apenas falavam inglês na classe sem a menor capacidade de explicar o motivo das regras gramaticais e quando indagados se limitavam a responder “In time you will learn” ou seja com o tempo você aprende. 

Obviamente os alunos ficavam insatisfeitos em ter pago uma fortuna pelo curso em libras (pounds)  para receber esse tipo de aula, até porque se fosse isso verdade, todos falariam as línguas perfeitamente em qualquer lugar do mundo.  

Para minha surpresa e mudança da minha própria percepção em relação a professores nativos, naquela mesma escola de Londres a melhor professora era uma Argentina.

Quando comecei a dar aulas em franquias famosas no Brasil a mesma coisa se repetiu tive alguns colegas da Austrália, Inglaterra e Estados Unidos e uma coisa todos tinham em comum: nenhum deles veio ao Brasil para ensinar Inglês, não era a vocação, não tinham preparo, curso ou vontade de atuar como professores. Era apenas a única opção que eles tinham para viver aqui, normalmente por terem conhecido um(a) brasileiro(a) e ter a necessidade de ficar próximo à pessoa amada.

A real profissão do “professor nativo”

Na realidade eram pintores, garçonetes ou qualquer outra profissão não muito rentável no país de origem, visto que não é nada fácil deixar um salário bom em pounds ou dollars para ganhar 5 a 7 vezes menos aqui no Brasil.

Mas mesmo sem nenhum tipo de teste os donos de franquias adoravam contrata-los afinal é um “diferencial” dizer que a escola de Inglês tem um professor nativo. Obviamente após curto período de tempo eles eram dispensados.

Não estou de forma alguma dizendo que não existam ótimos professores nativos no Brasil, mas para ser professor numa escola de qualidade em outros países é requisito ter o “CELTA” (Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) ou algum curso correspondente, algo raríssimo de se encontrar aqui e um dos motivos que explicam o baixo numero de pessoas que realmente falam inglês de alto nível aprovados em IELTS, TOEFL ou qualquer outra certificação internacional. 

Inglês com professor nativo? E o certificado?

Muitas escolas chegam até mesmo a oferecer certificados que não servem para absolutamente nada em lugar nenhum, não sejam enganados, apenas certificados internacionais como IELTS, TOEFL ou TOEIC tem valor e reconhecimento. Qualquer certificado de franquias no Brasil vale tanto quando uma carta da sua mãe dizendo que você fala fluentemente.

Para finalizar deixo uma pergunta: você acha que todo ou qualquer brasileiro é capaz de ensinar português em outro país, de maneira correta para alguém que queira trabalhar ou entrar numa universidade do Brasil?  

Quer aprender inglês? Entre em contato e comece a estudar inglês de um jeito fácil e divertido! Tenha aulas de inglês on-line sem se preocupar com estacionamento ou trânsito – no conforto de sua casa ou escritório, aprenda inglês em qualquer lugar do mundo!   

Renato Del Nero
English Teacher e criador do método Inglês Foco

Inglês Foco | Aulas VIP On-line In company | TOEFL IELTS

1 comentário

Eduardo Moisés do Nascimento · 22 de setembro de 2021 às 10:25

Aprender inglês da forma correta, sabendo ouvir falar e escrever corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge